mercredi 22 juin 2016

Mexe-se! "Mente Sã em Corpo São"


O exercício físico, não é apenas muito importante, ele é essencial! Os seus inúmeros benefícios vão desde a ponta dos pés até à ponta dos cabelos. O principal objetivo da atividade física é , nem mais nem menos, do que, conquistar ´uma´mente sã num corpo são´, ou seja, conquistar o equilíbrio físico e mental. O corpo e a mente são uma unidade. Um reflete o outro e vice-versa.

Muitas vezes detemo-nos apenas em transformações físicas e esquecemo-nos das muitas vantagens que a sua prática tem para a mente, nomeadamente, o aumento dos resultados para que estuda ou trabalha. Efectivamente, de acordo com especialistas da Havard, a prática diária de exercícios aeróbicos (moderados) por 20 minutos, melhora pelo menos três funções cerebrais: memória, raciocínio lógico e concentração, além de aumentar os níveis de confiança e reduzir os de stress. Isto porque, quanto mais se trabalha o corpo, mais se exige do cérebro e, isso é muito positivo para a saúde e bem-estar de modo geral.
As vantagens do exercício físico são indiscutíveis, mas se quiser melhorar a sua vida terá de praticá-lo! Como diz o ditado budista: «Podem dar-lhe o bilhete, mas é você que tem de apanhar o comboio».


Como iniciar a viagem?
 A solução é assumir a responsabilidade pela sua saúde e bem-estar, escutar-se e introduzir hábitos saudáveis na sua rotina (por mais pequenos que sejam) que lhe trarão equilíbrio e, consequentemente, grandes melhorias na sua vida. E porque a prática regular de exercício físico, apesar de benéfica, também necessita de alguns cuidados, aqui ficam alguns:

» Check-up - faça um para saber se tem algum condicionalismo de saúde.
» Escolha uma actividade que lhe dê prazer - o exercício não deve ser visto como uma obrigação.
» Frequência -  a prática deve ser contínua e realizada, pelo menos 3 vezes, durante 30 minutos por dia. É preferível ter um plano menos ambicioso mas que consiga cumprir.  
» Intensidade - treinar de forma excessiva pode ser tão prejudicial como não treinar. Tal como dizem os chineses: « Uma dose exagerada de remédio transforma-se em veneno». É essencial "ouvir o corpo" e recuperar entre treinos.
» Equipamento - considere o valor despendido na aquisição do mesmo um investimento e não um custo, pois irá evitar muitas complicações e visitas ao médico. Entre os vários acessórios que proporcionam conforto, destacamos: ténis ( com sistemas anti-impacto, adaptados à sua pisada...), roupas leves que facilitem a transpiração e arrefecimento do corpo e, no caso das senhoras, um sutiã apropriado.
» Proteja-se do Sol - caso a prática seja ao ar livre, evite a exposição ao Sol entre as 11h e as 16h e, mesmo no inverno, utilize sempre protecção solar, sobretudo no rosto e nos lábios.
» Aquecimento e alongamento - aquecer durante 10 a 15 minutos antes do treino é essencial para preparar o corpo e evitar lesões. Alongar depois do mesmo, vai eliminar a tensão gerada pelo esforço muscular.
» Alimentação - saber o que comer antes e depois do treino é fundamental. Alguns erros alimentares poderão comprometer os seus resultados, pelo que o acompanhamento nutricional é muito importante. Alimentos ricos em potássio, como banana podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
» Hidratação - A hidratação deve ser feita durante o dia. Hidrate-se antes, durante e depois do treino, faça-o a cada 15 ou 20 minutos.
» Lesões - apesar de o desporto ser saudável, melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar, as lesões também fazem parte e, se algumas podem ser evitadas, por exemplo, através de uns bons ténis e do aquecimento, outras, como as resultantes de uma queda, não o podem. Saiba, então, que as 48h após a lesão ( rutura muscular, rutura de ligamentos, entorse, etc.), são determinantes para uma recuperação rápida e eficiente. Em caso de lesão deve parar com a atividade, aplicar gelo na zona, durante 15 min, de 3 e 3 horas, elevar a zona e procurar o mais depressa possível, a ajuda de um profissional. No desporto, a acupunctura é, reconhecidamente, uma poderosa aliada. Atletas de alta competição como Maria Sharapova (ténis), Dave Scott (Ironman), Shaquille O`Neal e Yao Ming (Basket), Donté Stallworth (Futebol Americano), Roman Pavlyuchenko (Futebol), entre muitos outros, recorrem à acupunctura para aumentarem a sua performance desportiva e tratarem as suas lesões.

Revista ZENenergy


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire