mercredi 27 juillet 2016

AS 3 AGULHAS DE JIO RIO, PROFESSOR E INVESTIGADOR

                                     
         
     
Técnica que utiliza 3 pontos de acupunctura


A técnica das 3 agulhas, do professor e investigador Jin Rio, é uma técnica que consiste em utilizar 3 pontos de acupunctura para tratar uma patologia em particular. Nasceu no Sul da China e, hoje, é muito popular na província de Guangdong. Esta técnica é ensinada na Universidade de Guangzhou, uma das universidades mais antigas da China, na história da medicina tradicional chinesa. Esta universidade tem 6 hospitais afiliados e uma área de 400 mil metros quadrados e mais de 770 mil livros nas suas bibliotecas. 



Foi nesta província que, o já falecido Jin Rio e a sua equipa de trabalho, desenvolveram a técnica das 3 agulhas durante mais de uma década. Apesar da técnica das 3 agulhas ter associado o nome de Jin Rio, não se trata apenas do trabalho deste famoso médico, mas sim, o resultado de uma equipa com a sua orientação. 



Aplicada em diferentes patologias

Tudo começo com um caso muito complexo de um paciente que sofria de rinite alérgica. O caso era grave e persistia já algum tempo sem que nenhum tratamento de acupunctura o curasse. O professor e investigador Jim Rio, utilizou a técnica das 3 agulhas e o resultado foi surpreendente. Tão surpreendente que o paciente ficou curado em poucas sessões, o que despertou a curiosidade sobre o trabalho que Jin Rio estava a desenvolver.
Depois deste episódio, a técnica das 3 agulhas começou a ser estudada profundamente. No total, são cerca de 37 conjuntos de pontos que são aplicados em diferentes patologias. Podemos dividir os 37 conjuntos de pontos nos seguintes grupos:

  • Grupo de Pontos da Cabeça.
  • Grupo de Pontos das Costas. 
  • Grupo de Pontos dos Membros Superiores. 
  • Grupo de Pontos dos Membros Inferiores. 
  • Grupo de Pontos do Abdómen. 
  • Grupo de Pontos do Foro Interno. 
Técnica eficaz e com resultados surpreendentes 
A técnica das 3 agulhas mostrou que é muito eficaz e com resultados surpreendentes, por vezes superiores aos métodos tradicionais utilizados na acupunctura. Este método original da província de Guangdong é ensinado na Universidade de Guangzhou, onde Jin Rio foi professor e investigador.
A universidade de Guangzhou tem um departamento internacional com professores que ensinam em vários países do Ocidente. Em Portugal, algumas escolas têm protocolo direto com
Universidade de Guangzhou, que leva alunos para poderem estudar diretamente na China e traz professores da Universidade de Guangzhou ao nosso pais para ministrarem formação. Com este intercâmbio, tivemos a honra de ter, em Portugal, o Professor Internacional Peng Xuming, que foi aluno direto de Jim Rio e participou nas suas pesquisas e investigações.
Peng Xuming tem ministrado em Portugal, entre outros cursos, a técnica das 3 agulhas e os seus ensinamentos são ensinados na íntegra no plano de formação. Por coincidência do destino ou não, acabei por me cruzar com a técnica das 3 agulhas de Jin Rio. Confesso que foi um método pelo qual me apaixonei. O que me surpreende é que podemos aplicar este método na maioria dos pacientes que nos consultam. A sua aplicação é simples e eficaz. Por vezes, com apenas dois ou três tratamentos, o paciente sente melhoras na ordem dos 70%. Há dores que desaparecem de uma sessão para a outra, que até parece que ocorreu um pequeno ´milagre´.



Focar a mente e aumentar a capacidade de memória
Jin Rio e a sua equipa não se dedicaram apenas aos problemas do foro físico. Existem pontos que agem sobre a parte psicológica do paciente. Os 3 Pontos da Inteligência têm por efeito ajudar a focar a mente e aumentar a capacidade de memória e a agilidade mental. Os 3 Pontos para estabilizar o espírito têm como principal função ajudar o paciente a concentrar-se. Este conjunto de pontos é especialmente aplicado com sucesso em crianças com dificuldade na aprendizagem, porque não conseguem concentrar-se. É notável que depois de se aplicar os 3 Pontos para estabilizar o espírito a criança já consegue manter uma conversa fluente e focar-se nos olhos da pessoa com quem está a conversar. 
O mais importante na clínica é que os pacientes se sintam melhores e que o tratamento corresponda às suas expectativas. Se nos consultam é porque depositam a sua confiança em nós e esta deve ser respeitada. É uma grande responsabilidade ser terapeuta, é colocar-nos ao serviço de alguém que tem um problema de saúde que o incomoda e essa pessoa deposita a sua confiança em nós. Por isso é que procuro ter a melhor formação, utilizar métodos que provaram a sua eficácia e tenham uma origem fidedigna. 


Paula Leitão
Revista ZENenergy




Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire