samedi 20 février 2016

Alimentação contra as rugas, A DIETA DO ANTI-AGING


Quem nunca sonhou em ser jovem para sempre? 
Sabia que a alimentação pode contribuir significativamente para uma juventude que se sente por dentro e se reflecte por fora?
A verdade é que cada vez mais cedo começam as preocupações com a estética, com a beleza e com a juventude. Quer seja homem ou mulher, o ser humano preocupa-se de uma forma geral com a sua aparência, com o estado da sua pele e, em última instância, com as chegadas das primeiras rugas.
Juventude por dentro e por fora.
Sem duvida que, hoje em dia, os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada na manutenção da saúde e do peso ideal são indiscutíveis. A boa noticia é que a correcta escolha dos alimentos é também uma excelente ferramenta para deter os efeitos do tempo e garantir uma aparência mais jovem. 
Chamada de alimentação contra as rugas ou anti-aging, esta é uma nova linha da nutrição em estética que tem sido cada vez mais estudada e quem a segue garante sentir a juventude por dentro e por fora. 
Trata-se de uma dieta onde imperam os alimentos vegetais, ricos em fitonutrientes, vitaminas e minerais, com forte poder antioxidante, ácidos gordos essenciais (Ómega 3 e ómega 6), proteínas de alto valor biológico e onde a hidratação não pode em tempo algum ser esquecida.

O que deve conter a dieta anti-aging
A juntar aos anos que efectivamente passam, temos também o factor stress, que hoje em dia, comanda as nossas vidas. O stress a que estamos constantemente sujeitos acarreta implicações e lesões celulares que conduzem ao envelhecimento precoce dos tecidos e órgãos. Associado simultaneamente a uma baixa de energia, a pele baça, o cabelo quebradiço e as unhas frágeis são apenas manifestações externas daquilo que se passa no nosso organismo de uma forma generalizada. Para conseguir dar resposta ao stress oxidativo a que as células estão expostas, é fundamental termos a certeza de que a alimentação é o veículo de tudo o que o corpo precisa para "contra-atacar" os efeitos dos radicais livres. Assim sendo, a dieta anti-aging deve conter:
> Frutos vermelhos e bagas, como mirtilos, açaí, framboesas e morangos, que são óptimos aliados de uma pele jovem. Pode introduzi-os ao pequeno-almoço, lanches ou mesmo como forma de colorir o seu prato principal, adicionando-os às saladas ou como forma de acompanhamento.
> Sementes oleaginosas. As sementes oleaginosas, como as sementes de sésamo, linhaça, girassol, abóbora ou de chia são ricas em fibras, ácidos gordos essenciais e vitamina E, sendo por este motivo um ingrediente a valorizar neste tipo de dietas. Pode utilizar em vez dos tradicionais cereais e adicioná-las no iogurte ou polvilhar a sopa ou nas habituais saladas.
> Frutos secos. Os frutos secos, como as nozes, amêndoas, avelâs ou outras, como caju ou castanha-do-brasil, aconselhadas sem sal e com a sua pele, são extremamente energéticas, ricas em minerais e gorduras de boa qualidade nutricional que ajudam a manter a estrutura dos tecidos, assim como, a manter níveis de colesterol sanguíneo.
podem constituir um excelente snack a acompanhar uma peça de fruta no lanche da tarde antes da actividade física.

> Cenoura, beterraba, pimentos vermelhos... uma palete de cores variadas
Um prato colorido é a imagem de marca de uma dieta anti-aging. A palete de cores dos alimentos reflecte a sua variedade e a sua complementariedade. Quanto mais colorido for o seu prato mais antienvelhecimento ele será. Aposte em pigmentos fortes e em alimentos ricos em vitamina C.
A vitamina C participa na produção de colagénio. Sendo que esta proteína é a responsável, em conjunto com a elastina, pela elasticidade e firmeza dos tecidos, devendo por este motivo investir em alimentos como o quivi, couve galega, brócolos, pimento vermelho, papaia ou os citrinos.

> Cereais integrais
Em vez dos tradicionais pratos de massa ou o excesso de batata ou de arroz, na dieta anti-aging as escolhas recaem nos cereais integrais, fonte de fibra e mais ricos em minerais e vitaminas quando comparados com os anteriores. Estes cereais, pela sua composição, apresentam uma absorção mais lenta, o que permite adicionalmente manter a saciedade durante mais tempo. É habitual juntar às refeições principais alimentos como a quinoa branca ou vermelha, batata-doce, amaranto, trigo-sarraceno ou arroz integral.

Estes são alguns exemplos de ingredientes chave que precisa de ter na sua dieta para ter a certeza que atrasa ao máximo os efeitos do passar dos anos. Mas, mais do que saber o que deve adicionar, saiba também que alguns alimentos são desaconselhados para o consumo regular, deixando alguns apenas para dias pontuais. Portanto, se pretende manter o ritmo e não estragar o papel dos alimentos anti-rugas, evite:
x Alimentos ricos em gorduras saturadas;
x Excesso de Sal;
x Cereais refinados;
x Enchidos e fumados;
x A adição de açúcar aos alimentos e às bebidas;
x Alimentos processados;
x Corantes, conservantes e adoçantes artificiais;
x Álcool;
x Leite de vaca.

Já tem a teoria, agora só precisa de passar à prática. E para que não fique à espera que lhe surja na mente a primeira receita, deixo para inspiração um sumo antioxidante que poderá incluir ao seu pequeno-almoço, sim porque de manhã é que começa o seu dia anti-rugas!
Sumo anti-rugas:
- 1/4 Beterraba
- Sumo de 2 laranjas
- 1/2 Papaia
- 1 Cenoura crua
- 1 Florete de Brócolos
- 1/4 Pepino
- 200 ml de Água de coco
- 1 colher de Sementes de Chia

In Zen Energy - Número 75 - Abril 2015

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire