samedi 20 février 2016

ATUAR NA PREVENÇÃO com a MEDICINA CHINESA - GRIPES E CONSTIPAÇÕES

A Medicina Chinesa é, por excelência, uma medicina preventiva que, além de tratar doenças e sintomas, também atua, de forma eficaz, na prevenção. O conhecimento ancestral que os chineses têm da saúde, da doença e do constante desequilíbrio entre as duas, revela que todas as pessoas devem sempre optar por prevenir as situações de doença. Mas, como é possível prevenir que determinadas doenças se instalem? A grande maioria das doenças e dos sintomas associados consegue ser prevenida através da correta escolha de alimentos, da pratica regular e constante de tai qi e de acupunctura. Qualquer uma destas três grandes áreas da Medicina Chinesa não atua apenas no tratamento de doenças. Quando combinadas de forma correta, possuem um efeito mais efetivo e benéfico na prevenção.
A gripe e as constipações que surgem associadas ao outono e ao inverno são algumas das condições que se podem prevenir através da prática regular de acupunctura, tai qi, bem como através da correta escolha dos alimentos.
ACUPUNcTURA
A acupunctura tem se tornado cada vez mais conhecida, aceite e praticada em todo o ocidente. Tal como o nome indica, a acupunctura é o processo de inserção de agulhas em diversos pontos específicos do organismo, pois o nosso corpo é composto por centenas de pontos energéticos tendo, cada um deles, uma função e indicações especificas. Para prevenir gripes e constipações, punturam-se pontos específicos de modo a reforçar o sistema imunitário e fazer com que as nossas defesas estejam mais "alerta". Contudo, se já estivermos constipados, a acupunctura apresenta-se como uma forma de tratamento natural, evitando recorrer a produtos químicos. A acupunctura é especifica para cada pessoa, sendo que cada paciente é tratado de acordo com as suas necessidades. Dois pacientes, com gripe podem e são normalmente tratados de maneiras distintas. A acupunctura é uma prática cada vez mais utilizada também para prevenir gripes, bronquites e afeções respiratórias pois, além de regular as nossas defesas, reforça o sistema imunitário e também o equilíbrio interno, dando uma sensação agradável e de bem-estar imediato e prolongado.
TAI QI
O Tai Qi é uma arte marcial praticada, em grande escala, por toda a china. Neste momento começa também a ganhar terreno no Ocidente e são cada vez mais as pessoas que praticam Tai Qi de forma regular em Portugal. Para além de arte marcial e técnica de defesa, esta é também uma terapia de cura e equilíbrio interno do nosso organismo. Os movimentos praticados são lentos e obrigam a que se utilize músculos que não são estimulados diariamente. Estes movimentos ativam também determinadas áreas do nosso cérebro, fazendo com que o fluxo de energia no nosso organismo seja mais fluído. O Tai Qi, no seu todo, apresenta propriedades antidepressivas, estimula a memória, relaxa o corpo e acima de tudo promove o nosso sistema imunitário. É uma terapia adequada a todas as idades e para todas as condições físicas. Numa altura de doenças sazonais e de picos de gripe, o Tai Qi tem efeitos extraordinários. Ao praticá-lo todos os dias, o nosso corpo aquece internamente, o sistema imunitário é fortalecido e são expelidas toxinas. Deste modo e através da prática regular de Tai Qi, é maior a probabilidade de se manter saudável e com mais energia por mais tempo.
DIETÉTICA
A IMPORTÂNCIA DA EQUINÁCEA
Origem: Sendo uma planta oriunda da América do Norte, foi descoberta pelos índios que a usavam no tratamento das feridas e das mordeduras de cobra. Atualmente, cresce de forma espontânea na Europa e na América do Norte, preferindo zonas bem expostas ao sol, solos ricos em minerais e com muita água. Normalmente, a flor da equinácea é colhida na primavera, enquanto a raiz apenas é colhida no Outono.
Propriedades: antiviral, antissética, desintoxicante, imunoestimulante (reforça as defesas do organismo) e antifúngica.
Indicações: Diversos estudos têm vindo a comprovar as propriedades antivirais da equinácea e o facto de possuir um efeito mais efetivo a prevenir que a tratar sintomas da gripe e constipação. Investigadores canadianos descobriram que os tratamentos à base de equinácea diminuíam os sintomas da gripe em 25%. Salienta-se, também, um estudo levado a cabo por investigadores israelitas e realizado em crianças com idades compreendidas entre 1 a 5 anos de idade, que revela que os medicamentos naturais à base de equinácea, de Vitamina C e de própolis, conseguiram reduzir até metade a quantidade de crianças doentes com gripes e constipações,
Esta planta, além de estimular o sistema imunitário, atua diretamente no reforço das defesas do organismo e, por isso, aumenta a resistência a constipações, bronquites e gripes.

Nota: Estudos recentes alertam para o facto de a equinácea só poder ser tomada por um período máximo de oito semana, pois a partir dessa altura, há o risco de fragilizar as defesas do organismo em vez de as reforçar.
Alerta-se também para o facto de as pessoas com doenças autoimunes (como o lúpus, a Doença Púrpura e a Artrite Reumatóide) deverem ter especial cuidado na toma de medicamentos à base de equinácea.
OS BENEFÍCIOS DA UNHA DE GATO
Origem: É uma planta trepadeira que cresce na floresta da Amazónia e noutras zonas de denso bosque da América do Sul. Foi descoberta há mais de 2000 anos pelos índios Sul-americanos. A Organização Mundial de Saúde considerou o redescobrimento desta planta como a grande descoberta após a Quinina (amplamente usada para a prevenção da Malária). Embora existam diversas espécies de Unhas de Gato, ao longo da América do Sul, estudos e investigadores afirmam que aquela que mais benefícios traz para a saúde é a oriunda do Perú e a que tem menos benefícios é a de origem mexicana.
Propriedades: É anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, imunoestimulante, depurativa, hipotensiva, antiviral e antitumoral.
Indicações: Possui, tal como a equinácea, um papel muito efetivo no reforço e tonificação do sistema imunitário, através do reforço das defesas do organismo. É também muito útil em situações de fadiga e cansaço extremo e fibromialgia (pois, além de fortalecer o organismo, também ajuda a aliviar a dor). Estudos recentes afirmam que esta planta também é importante na infecção por VIH, no tratamento de problemas inflamatórios (como a Artrite Reumatóide e Osteoartrite), para a asma, infeções do sistema urinário e mesmo para o controlo de úlceras gástricas.
Nota: Em grandes quantidades (4Kg de raiz), pode vir a causar esterilidade por um período entre três a quatro anos e diarreia. Não deve ser usada durante a gestação ou lactação nem por doentes com Esclerose Múltipla, Tuberculose e que tenham sido transplantados.
In Saúde Actual -Ano XV - N66 - Nov/Dez 2015

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire