samedi 20 février 2016

INCENSO contra a ansiedade



Culturas ancestrais como a chinesa e a japonesa sempre utilizaram o incenso para adorar as suas divindades e para praticar a meditação. 
Recentemente, um grupo de cientistas demonstrou que o incenso ativa uma série de canais do cérebro, que aliviam a ansiedade.
Para criar uma atmosfera de paz e sossego em determinado local, quase todas as pessoas recorrem ao incenso.

Um grupo de cientistas da Universidade de John Hopkins (Estados Unidos) e da Universidade Hebreia de Jerusalém demonstraram como o seu aroma nos pode fazer chegar a um estado de tranquilidade. 
A responsável é a resina de Boswelli papyrifera, que tem um componente chamado acetato de inciensola, que ao ser respirado, origina em nós uma série de substâncias psicoativas que ajudam a combater a depressão e a ansiedade, e a melhorar a insónia.

Já tem textos tão antigos como a Bíblia se fala do incenso, mas até agora não se tinha investigado o suficiente sobre o potencial da resina de Boswelli.
Com este estudo, puderam abrir-se novas formas de entender algumas doenças do sistema nervoso e, inclusivamente, criar uma nova linha de produtos para combater esses problemas, que afetam cada vez mais pessoas.
Calcula-se que na Europa 20% da população apresente algum problema de ansiedade ao longo da vida.
É muito importante utilizar incensos naturais e de boa qualidade, embora nos últimos tempos tenham proliferado os fabricados com essências químicas, que podem ser muito nocivos e que estão relacionados com certos tipos de cancro que afetam as vias respiratórias.
Escolha os que contêm resinas, madeiras e ingredientes florais naturais, cujos aromas estimulam a respiração profunda, graças às suas propriedades balsâmicas e expetorantes.
Procure alguma linha de incensos japoneses elaborados de forma artasenal, segundo métodos utilizados há muitos anos e que ajudarão a modificar a sua conduta e a criar um ambiente de acordo com o seu estado emocional e espiritual.
O de canela proporcionará a harmonia entre corpo e mente, enquanto o de sândalo é ideal para potenciar a criatividade, graças aos seus aromas frescos e vitais.
Se o que precisa é de relaxar e desligar de um longo dia de trabalho, escolha um pau de incenso de flor de ameixoeira branca, para ajudar a melhorar a sua concentração e equilíbrio emocional.
Uma mistura de baunilha, cravinho, canela, aloé vera, mel e rosa será indicada para um dia mais místico.
Por seu lado, a lavanda revitaliza e acalma. Se juntar cíclame, prímula, jasmim e limão, obterá uma atmosfera cálida e libertadora. Mas no que diz respeito aos incensos, o gosto e a sensibilidade de cada pessoa podem variar.
Opte por um ou vários aromas, mas utilize-os sobretudo em pequenas doses, de cada vez.

Revista Saúde Actual
Por Natalia Pellejero

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire