lundi 19 septembre 2016

O SEGREDO DA ETERNA JUVENTUDE

Medicina tradicional chinesa

"Mantenha os seus pensamentos positivos, porque os seus pensamentos tornam-se as suas palavras.

Mantenha as suas palavras positivas, porque as suas palavras tornam-se as suas atitudes.
Mantenha as suas atitudes positivas, porque as suas atitudes tornam-se os seus hábitos.
Mantenha os seus hábitos positivos, porque os seus hábitos tornam-se os seus valores.
Mantenha os seus valores positivos, porque os seus valores ... Tornam-se o seu destino",

Mahatma Gandhi


Nos últimos 100 anos assistiu-se a um aumento da esperança média de vida superior a 30 anos. Para o neurocientista Stevens Rehen, a chave para a longevidade está nos telómeros, estruturas localizadas nas pontas dos cromossomas, com um papel muito importante na manutenção da integridade dos genes. Há uma série de evidências cientificas que comprovam a existência de uma relação directa entre a longevidade e o comprimento dos telómetros, isto é, quanto menores eles são, menor a capacidade da célula em se dividir.  Embora o envelhecimento seja um processo natural de desgaste do organismo, este pode ser interrompido e os seus danos reparados. Se a nossa idade cronológica está simplesmente relacionada com o tempo que já vivemos, a idade biológica (pode coincidir ou não com a que o calendário indica) está relacionada com o envelhecimento das células, que por sua vez, depende directamente dos hábitos e qualidade de vida, ou seja, "envelhecer é inevitável, mas ficar velho é opcional".


OPTIMIZE A SUA IDADE BIOLÓGICA

Para optimizar a sua idade biológica , é necessário adoptar um estilo de vida saudável, boa alimentação, exercícios e acompanhamento médico regular.
Há milhares de anos que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se dedica às questões do envelhecimento. No tratado Nei Jing, são claros os ensinamentos, cada vez mais actuais e consensuais, sobre os comportamentos a adoptar para uma vida longa e saudável. De acordo com este tratado, os antigos que sabiam como permanecer saudáveis, seguiam o principio do yin e yang e viviam em harmonia com a Natureza. Moderavam-se no comer e no beber, trabalhavam e descansavam regularmente e não cometiam excessos. Para manter o equilíbrio, diziam, as influências nocivas e os ventos perversos devem ser evitados ou tratados e as pessoas devem conservar-se tranquilas no coração e livrar-se de toda a forma de ganância.
Para a MTC, o processo de envelhecimento ocorre pela desarmonia entre o estado físico, espiritual e emocional. Efectivamente, dados recentes mostram que o stress, o sedentarismo e a obesidade levam ao encurtamento dos telómeros. Em simultâneo vários estudos demonstram que o estilo de vida determina a duração e qualidade da sua vida. É o caso do estudo britânico publicado no jornal online, Public Library of Science Medicine (PIOS Medicine), que revelou que uma pessoa que não fume, faça o exercício físico, beba álcool moderadamente e coma 5 porções de frutas e legumes diariamente pode aumentar a esperança de vida em 14 anos. Conduzido por uma equipa internacional, envolveu mais de 20 mil homens e mulheres, dos 45 aos 79, durante um período médio de 11 anos, e demonstrou que pequenas mudanças no estilo de vida podem proporcionar grandes resultados na sua saúde. Conclusões de várias pesquisas nesta área apontam na mesma direcção: o segredo da eterna juventude encontra-se num conjunto de hábitos saudáveis. Assim, acrescentar  anos à esperança de vida e desfrutá-los em óptimas condições é algo que, hoje em dia, está ao alcance de qualquer pessoa.

Revista VIDA & SAÚDE NATURAL

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire