vendredi 25 mai 2018

DIETA ESPIRITUAL ( Parte II )

Um caminho para a serenidade mental!


UMA BOA FORMA DE TER SUCESSO NA SUA DIETA ESPIRITUAL É A PARTIR DA MEDITAÇÃO, comece a meditar todas as manhãs ao acordar, ou todas as noites ao adormecer.


A ESPIRITUALIDADE
Acho importante desmistificar a ideia de espiritualidade, já que me refiro a dieta espiritual. A espiritualidade vive dentro de cada de um de nós, não existem pessoas espirituais e pessoas não espirituais - todos temos um espírito, uma alma que habita dentro do nosso corpo. A espiritualidade não é uma religião ou uma filosofia, a espiritualidade é a ´globalidade´do ser humano, a espiritualidade assenta na capacidade de cada indivíduo ´Ser´. Sou espiritual quando estou atento a mim, quando decido respeitar-me, quando decido descobrir-me, quando decido que as minhas vontades não devem ser suprimidas, as minhas vontades são desejos que a minha alma manifesta e a minha alma é preciosa, pois ela é a expressão máxima do meu ser. Ela é a verdade por detrás da verdade, a verdade por detrás da mentira, a verdade por detrás dos medos que a nossa mente rapidamente produz.



Quando escolhemos utilizar o nosso corpo um só (quando a mente e corpo físico são um), influenciamos o nosso mundo exterior. O livro Como Criar um novo EU, do neurocientista Joe Dispenza, explica de uma forma extraordinária a física quântica, o campo quântico e a forma como nós comunicamos com esse campo - precisamente através dos nossos pensamentos e emoções. Neste livro, o autor dá como exemplo um estudo que teve lugar no Heart Math Research Center, na Califórnia. Nesta investigação, vários profissionais documentaram uma ligação específica entre os estados emocionais e o nosso ritmo cardíaco. Ou seja, ficou comprovado que quando temos emoções negativas como o medo, a raiva, angústia, o nosso ritmo cardíaco torna-se irregular e desorganizado. Já as emoções de amor, de alegria e paz produzem um resultado totalmente oposto - padrões organizados e coerentes (do ritmo cardíaco) a que os investigadores do Heart-Math chamam de coerência cardíaca. Além disso, foi também comprovado o efeito que as emoções em conjunto com os pensamentos, produzem no nosso ADN. Esta pesquisa estudou dois grupos de indivíduos, o primeiro grupo tinha o papel de se focar apenas em emoções elevadas (como a autoestima e o amor). O segundo tinha de focar-se não só em emoções positivas, como também concentrar-se numa intenção (utilizar a força do pensamento).

Quando se analisou o resultado das amostras do primeiro grupo, não se registaram alterações significativas ao nível do ADN. Contudo, no segundo grupo, já se verificaram alterações significantes na configuração das amostras de ADN. Isso comprova-nos algo extraordinário - só quando nos concentramos em gerar emoções, elevadas em conjunto com objetivos claros é que produzimos o efeito desejado. O neurocientista Joe Dispenza utiliza no seu livro uma afirmação que resume o que precisamos compreender com urgência - «Quando combinamos uma emoção elevada com um coração aberto e uma intenção consciente com um pensamento claro, enviamos sinais ao campo que responde de maneiras surpreendentes. O campo quântico responde não ao que queremos, mas a quem estamos a ser».



O NOSSO INTERIOR NÃO SE NUTRE DE COMIDA, nutre-se de paz, de serenidade, de amor, de realização pessoal, do alcance de vitórias e concretização de sonhos.

Quem quer ser?
Esta breve explicação deixa uma pergunta muito importante no ar - Quem quer ser?
Pretende realizar-se? Pretende alcançar a plenitude? Alegria? Saúde? Nesse caso, está na hora de escolher a forma como pensa e aquilo que sente quando emite um pensamento. Está na hora de iniciar a sua dieta espiritual que o torna consciente a todos os níveis, cuide de se como um todo, sabe que você é esse todo e que de nada vale cuidar apenas de uma das partes. A dieta alimentar tem sim, um efeito directo no seu peso físico, mas essa dieta alimentar não o libertará do peso emocional de quem não se sente feliz. E quem tem mão nessa felicidade? Você só você! Ninguém pode ser feliz por si!

Não faça um nó à volta da sua zona de conforto, não se agarre ao "isto dá trabalho". Uma carga de trabalhos é viver infeliz ou frustrado. Temos tendência para considerar que na zona de conforto estamos seguros. Não estamos bem, nem estamos mal, mas estamos seguros. Esta é uma perigosa ilusão. Temos tendência para nos agarrar ao confortável e enquanto isso não vivemos sonhos, vivemos emoções de frustração, apatia, tristeza e letargia. Quanto mais adiamos, menos força e coragem temos para avançar.

Pense numa coisa - um barco no porto está seguro, mas não é para isso que ele foi feito (Grace Hopper). Devemos escolher a mudança antes que a mudança nos escolha a nós.
Esqueça o difícil, o dramático, o "tem de ser", elimina, desintoxica pensamentos e emoções que produzem uma realidade de obstáculos e desafios, até porque a esta altura já compreendeu o efeito que eles têm sobre o seu corpo e sobre a sua alma, aliás, quem melhor do que você para compreender a força que as emoções menos boas têm sobre si?!


Um caminho para a serenidade mental

Objectivamente, a dieta espiritual é um caminho para a serenidade mental, é um caminho para o bem-estar físico e emocional, é um caminho de purificação, de desintoxicação cerebral. Esta dieta é uma forma de estar realmente atento ao seu corpo, não só quando ele lhe dói, ou quando chega a um estado de doença; nós podemos prevenir isso se estivermos atentos aos sinais, se estivermos atentos a nós próprios. Uma boa forma de ter sucesso na sua dieta espiritual é a partir da meditação, comece a meditar todas as manhãs ao acordar, ou todas as noites ao adormecer. A meditação ajuda-nos a filtrar os pensamentos pesados e a produzir emoções de serenidade, paz, clarividência. A partir desse pequeno passo, encontra uma grande verdade - o seu estado de espírito é influenciado pela qualidade dos seus pensamentos. A sua felicidade é determinada por si e pela forma como nutra a sua mente.

A dieta espiritual conduz-lo ao equilíbrio, ela transforma-o, modifica-o, torna-o leve e confiante. Não existe dificuldade nenhuma em mudar a sua vida, o segredo está em optar por uma memória selectiva. Transforme-se! Emagreça os seus pensamentos, nutra o seu cérebro e torne-se no Grande Modelo da sua Vida!



Por Rute Caldeira
Mestre de Reiki & Instrutora de Yoga & Leitora de Energia & Facilitadora de Cura Reconetiva e Reconexão
In Reiki & Yoga - Nº9 - 2016


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire