mardi 16 août 2016

A CAMINHO DO EQUILÍBRIO FÍSICO E MENTAL

Coaching e alimentação 


A atitudes que temos, hoje, relativamente à alimentação não é a mesma que costumávamos ter. Muitos olham para a alimentação como algo que faz parte do dia a dia que nos enche e que nos mantém. Outros associam resistência e robustez à quantidade de alimentos que ingerem. Mais recentemente, começou-se a estabelecer uma conexão entre alimentação e saúde e não apenas como uma fonte de energia que precisamos. A ciência moderna tem vindo a provar que a alimentação que fazemos tem um impacto direito na saúde e no bem-estar. O que é, então, a saúde?


A forma mais usual de definir saúde é pela ausência de doença - pensamos que se não estivermos sob a alçada de um médico ou a tomar medicamentos receitados por aquele, então, devemos estar com saúde. Num sentido é absolutamente verdade. Mas, ao olhar para a saúde com esta perspectiva tão restritiva - ausência de doença estamos a cometer uma injustiça connosco e, de certa forma, a defraudar o que a saúde pode realmente ser.

A saúde deve ser vista como algo que temos, ou não temos! Podemos não estar doentes, mas também não sermos totalmente saudáveis. Naturalmente, toleramos muitos sintomas e queixas e até pensamos que fazem parte da vida. Dores de cabeça, pele baça e/ou com borbulhas, músculos duro, indigestão, obstipação, falta de energia, dores nas articulações, artrite, tenção pré-menstrual, constipações frequentes, são maleitas consideradas como fazendo parte da vida.

Saúde significa o perfeito funcionamento do corpo e da mente. É acordar de manhã com os olhos brilhantes e prontos para a acção do dia sem precisar de algum medicamento ou poção mágica que alivie os sintomas atrás referidos. A mente está clara e sentimo-nos bem connosco e com o nosso corpo. Desfrutamos de um sem-número de sensações, ritmos e sentimo-nos felizes. Contudo, nós somos mais do que o corpo físico - somos seres integrados com dimensões emocionais, mentais e espirituais. Quanto mais equilibrados estivermos em todas estas dimensões, maior será o impacto na saúde física e no bem-estar. Algum desconforto que sentimos ao nível emocional, mental ou espiritual está intimamente ligado à saúde física do corpo e vice-versa.

O que podemos fazer?
A ideia de uma vida de equilíbrio associada ao bem-estar está presente nos variado meios de comunicação e é difícil não encontrar um anúncio publicitário que não recorra a este conceito. Nos grandes supermercados passamos a encontrar zonas que lhe são dedicadas e outros espaços de venda começaram a florescer por tudo quanto é o lugar. 
Alias, passou a ser `moda`a cultura do bem-estar, hábitos de vida saudáveis, exercício físico, alimentação biológica/orgânica, e tudo o que possa trazer saúde, qualidade de vida, e que respeite os princípios do equilíbrio entre o corpo e a Natureza. 
E, então, porque é que não estamos a ficar mais saudáveis? Porque começamos a alimentar-nos de uma forma mais saudável ou a ir ao ginásio e passados alguns meses, acabamos por abandonar lentamente algumas rotinas que implementámos? 
Talvez o maior desafio associado a esta necessidade de equilíbrio seja a mudança do comportamento, que é necessária. Não falamos apenas da decisão de iniciar algo novo e diferente (que parte de uma reflexão - é racional) mas, de acompanhar essa decisão com uma rotina que com continuidade torne um hábito. 


Como melhorar a nossa saúde?
Só podemos reverter o processo silencioso de deterioração da nossa saúde se removermos os fatores negativos que o causam substituí-los por fatores positivos e novos hábitos. Um estilo de vida que compreenda essencialmente uma alimentação natural, alguma atividade física e o uso de ferramentas mentais e emocionais que nos permitam minimizar o stress. 
Os pensamentos, os sentimentos, as atitudes, as crenças e as emoções formam o nosso mundo interior. São os fatores principais que determinam se somos, ou não, saudáveis, felizes ou infelizes. Têm uma influência direita no nosso corpo, mantendo , ou não, a "estrutura interna", encaminhando, bloqueando ou melhorando o fluir da bioenergia e das atividades glandulares. Por estas razões, para melhorarmos a nossa condição, no que diz respeito à nossa saúde, devemos, mudar, em primeiro lugar, o nosso "mundo interior".

Eis alguns passos importantes:
  • Examine a sua condição atual; faça uma lista do que não gosta; estabeleça prioridades e faça as mudanças que deseja;
  • O corpo procura preencher as expectativas da sua mente, pelo que, mantenha a consistência e perseverança em tornar-se no que quer ser; 
  • Adote uma filosofia/estilo de vida que veja o SER como um `Todo`(espiritual ou holística, o que seja!).
A utilização de métodos mentais e emocionais em conjugação com uma melhoria na alimentação, alguns suplementos e aplicação de técnicas naturais de saúde têm impacto na resolução de vários tipos de condições ( problemas intestinais, estabilização do açúcar no sangue, apetites incontroláveis, e outros sintomas). Assim, a componente nutricional da nossa mente, como por exemplo, ansiedade, depressão, pensamento nebuloso, irritação, raiva, são cuidados e podemos mais facilmente trabalhar os outros problemas mais profundos. 

Por alimentação natural entende-se a utilização de alimentos o mais próximo do seu estado natural. Importa referir que um dos principais fatores que causam alteração na nossa saúde é a alimentação `não natural`composta por alimentos excessivamente refinados e processados, falta de alimentos `vivos`; deficiências em vitaminas, minerais e enzimas, combinação incorreta de alimentos, comida geneticamente modificada, e formas de cozinhar inapropriadas. Procure implementar uma alimentação natural beba bastante água, durma bem e alguma atividade física e, com firmeza, afirmo que a sua saúde melhorará. Todavia é de especial importância aprender a acreditar na própria intuição e o seu corpo lhe dirá o que precisa.

Por fim, as mudanças devem ser introduzidas gradualmente, tendo em mente que deverão, ao ritmo desejado, tornarem-se hábitos e passarem a ser a base de um novo estilo de vida que é escolhido. O corpo com a alimentação pode equilibrar a mente, e a mente, através das emoções pode equilibrar o corpo. A escolha é sua.

Aldina Maria Costa
ZENenergy









  

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire