jeudi 12 janvier 2017

DOENÇAS DE INVERNO

9 Dicas de Prevenção

O Inverno é a estação mais fria do ano e, com isso, muitas doenças são comuns nesta época do ano, como resfriados, gripes e até micoses.
Tome nota das nossas dicas para evitar as doenças mais comuns do inverno e aproveite o que essa estação tem de melhor.



1. Hidrate-se constantemente
O inverno pode ser muito seco em diversas regiões do país e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. Coloque bacias de água ou toalhas nas áreas da casa para humidificar o ambiente. Esta medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite, alergias, etc.

2. Aqueça bem a Garganta
Para isso, chás e bebidas quentes são a melhor indicação. O uso de cachecóis também é indicado. Estes hábitos, além de prevenirem as dores de garganta, podem ajudar a combater outras doenças, como os resfriados e amigdalites.

3. Evite usar sapatos fechados ou meias o dia todo
Manter os pés sem ventilação propicia o crescimento de fungos que causam micoses. Quando possível, prefira usar chinelos para arejar os pés. Isso evita o pé de atleta e micoses nas unhas.

4. Alimente-se bem
Normalmente, as pessoas no inverno tendem a comer comidas mais gordurosas para se aquecerem e esquecem-se das frutas e vegetais. Tente ingerir entre 5 a 7 porções de vegetais durante o dia, pois contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunitário. Dê atenção especial à vitamina C, encontrada em laranjas e frutas cítricas, e ao zinco, presente em mariscos, carnes e cereais.

5. Evite tomar banhos muito quentes
Além de ressecar a pele, o vapor quente mal seco acumula-se na pele, favorece o crescimento de fungos e o surgimento de micoses. Além disso, ao invés de usar as roupas fechadas sintéticas, opte por usar roupas de algodão que absorvem a humidade. Esta prática ajuda a prevenir a pitiríase versicolor (também conhecida como micose de praia ou pano branco).

6. Mantenha as roupas e cama sempre limpas
Caso precise de usar cobertores e edredões guardados, lave-os antes. Prefira secar as roupas ao Sol. Isso evita doenças como rinite alérgica e asma.

7. Evite ficar em ambientes fechados
Como dito anteriormente, a transmissão de vírus e bactérias é favorecida. Evite também estar perto de fumadores ou fumar, pois isso irrita as mucosas nasais e as vias aéreas. Desta forma, evita o aparecimento de meningites e doenças respiratórias.

8. Use soro fisiológico para humidificar as narinas
Ele também tem a importante função de lavar o nariz e as vias aéreas. Essa medida ajuda a prevenir otites, sinusite e outras doenças das vias aéreas.

9. Exercite-se Regularmente
Actividades aeróbicas, como nadar, correr ou, simplesmente, andar, ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. Algumas actividades são excelentes para combater a bronquite e outras doenças respiratórias.


Com estas dicas, poderá aproveitar o friozinho do Inverno de Maneira muito mais saudável!|



In Vida & Saúde Natural
Número 14

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire